sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A importância do leite materno

Boa tarde galerinha!
Como vocês estão? Por aqui tudo tranquilo, bateu um friozinho gostoso para curtir, mas parece que já vai embora com a chegada do final de semana. Espero que não.
Hoje vim falar sobre um assunto importante. A importância do leite materno na vida do seu bebê.
É de extrema importância e necessidade que seu filho amamente até pelo menos no minimo 6 meses. O recomendando mesmo é até os dois anos ou mais. Gente é uma delícia amamentar. Além de fortalecer o vinculo entre mãe e filho, é um momento extremamente seu e dele, onde você pode conversar, acariciar, contar histórias ou apenas ficar ali, observando aquele ato não só de amor, mas de necessidade. Além disso ele contem substâncias ideais para atender suas necessidades imunológicas, nutricionais, psicológicas do bebê.
O leite materno (LM, como vou abreviar) é o alimento mais completo que existe nesse mundo, contém todas as substâncias necessárias e não é necessário até 6 meses iniciar com outra alimentação (dificil mesmo é seguir essa rotina)
Ah, mas o leite é fraco, vou dar leite de fórmula também. Não precisa. Produzimos a quantidade necessária que nosso filho vai ingerir conforme o passar dos meses. É dolorido no começo? É, doi. E doi muito, forma feridas, temos ingurgitamento, mas mesmo assim, passamos tranquilamente e o aleitamento deve seguir. E não tem essa, não existe leite fraco, todo leite é forte e bom para seu filho.
Temos que incentivar a amamentação, seja ela trancadinha no seu quarto somente com seu bebê ou em público, não esquentem, pois a amamanteção existe desde que o ser humano existe e sempre vai ser assim. Hoje em dia tudo é motivo para preconceito, racismo ou bullying.

Amamentação noturna é necessária?
Geralmente até os 4, 5 meses de vida o bebê acorda ainda a cada 3, 4 horas para amamentar, depois disso pode-se dar um chá no lugar para tirar o "costume" criado e em breve ele irá dormir a noite toda. Comigo isso ainda não funciona, Matheus tem 9 meses e acorda as vezes até 7x para mamar durante a noite. 
Durante os primeiros meses de vida é necessário e importante que amamente durante a noite, se ele acordar, claro.

Como é produzido o leite? 
Antes de saber que se está grávida, uma das primeiras coisas que mudam no nosso corpo é a cor do mamilo (geralmente escurece) e o aumento do tamanho dos seios. Ai você descobre que está grávida pelos enjoos, ausência de menstruação, que em muitas mulheres que estão para menstruar, esse processo ocorre todo mês, por isso nem desconfiam do aumento das mamas.
A produção do leite quando o bebê nasce pode demorar até 48 horas após seu nascimento, O que acontece nesse período? A quantidade de estrogênio e progesterona diminuem devido à retirada da placenta e a de prolactina é então "liberado" para estimular a produção de leite (lembrem-se proLACTINA- LACT-LEITE, rs) 
O bebê nos primeiros dias de vida é alimentado com uma substância chamada Colostro, esse colostro é FUNDAMENTAL para seu filho, pois ele contem todos os anticorpos que serão transferidos de mãe para filho.
Conforme o bebê suga as mamas da mãe, é liberado na hipófise(uma parte do nosso cerebro) uma "ordem" para que a prolactina e a ocitocina deem as caras, quando a ocitocina(hormônio do amor, e da "expulsão") é ativada e contrai os musculos do ducto mamário, fazendo o leite sair, e a prolactina a produzir.

É basicamente dessa maneira que esse liquido precioso é produzido, espero que vocês tenham entendido um pouquinho.

Ah, mas e se o bebê não quiser mais mamar? Vou forçar? Não, ai é chamado o processo natural de desmame, ele quis sair do peito por vontade própria, deve-se iniciar o processo de aleitamento artificial, que é por uso de fórmulas própria para a idade em que está. Deve-se seguir o recomendado pelo pediatra, pois ele sabe o leite adequado para seu filho.

Tenho pouco leite, e agora?
Converse com seu ginecologista antes de "achar" que o seu leite não está saciando a fome do bebê.É comum que até o fim do primeiro mes de vida, seu organismo ainda esteja um pouco bagunçado, produzindo quantidade de leite demais e deixando suas mamas sempre muito cheia, depois desse tempo é natural que seu organismo se adeque a produção necessária, e quanto mais o bebê suga, mais prolactina vai produzir e mais leite seu filho vai ter, pois é um processo natural. Caso REALMENTE isso não ocorra, ele vai te receitar um remédio que aumente a produção da prolactina ou aumente a ocitocina. O leite pode nao descer por dois motivos. Falta de produção ou dificuldade na liberação do leite. Caso seja o primeiro, o spray de ocitocina(vendido apenas com receituário médico) não vai resolver, e voce pode aumentar a produção através de alimentação, ingestao de Muita água, ou medicação. 

Espero que o post de hoje tenha ajudado esclarecer algumas dúvidas que nós mamães passamos.

Um big beijo e até o próximo post!
primeira vez amamentando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!